Como usar as redes sociais a favor da empresa

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É fato que as mídias sociais vieram pra ficar, o que fez com que profissionais de marketing e agências de propaganda de grandes empresas se adequassem para entender essa nova realidade, criando ações capazes de encontrar e encantar seus consumidores na rede. Agora é a vez das Pequenas e Médias Empresas também utilizarem essas ferramentas a seu favor. Segundo pesquisa realizada em 2009 nos EUA, 92% das empresas utilizavam Mídias Sociais ou estavam planejando iniciativas nesse sentido e mais de 70% das empresas tinham menos de dois anos de experiência com essa atividade.

(artigo para Portal PEGN)

Isso demonstra a grande preocupação das empresas com o que acontece nas redes sociais, mas não quer dizer ainda que estejam conseguindo implantar estratégias efetivamente alinhadas com suas culturas e processos, estabelecendo assim uma relação de fidelização e de engajamento de seus clientes.

Aproximadamente 65% das empresas pesquisadas utilizavam as mídias sociais no seu dia-a-dia, para realizar pesquisas, buscar informações relevantes e fazer benchmarking. As dez atividades mais comuns são: manter sites de mídia social da companhia, 70% dos casos; monitorar o que é dito sobre a empresa com 60%; participar no Twitter com 56%; monitorar ratings com 54%; acompanhar o que é dito sobre os concorrentes com 53%; participar de discussões em sites de terceiros, 51%; divulgação e propaganda, com 50% dos casos; gerir uma comunidade on-line para os consumidores, 50% das citações e participar de sessões de perguntas e respostas em sites de terceiros com 50%. As redes mais usadas pelas empresas são Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

No Brasil essa realidade é bem diferente, principalmente quando falamos de PMEs. Segundo estudo realizado pela Associação Comercial de São Paulo apenas 17 % das empresas tem suas empresas cadastradas em redes sociais, embora 40% monitorem o que é dito sobre elas na web. Esse monitoramento, em geral, é feito por equipes próprias, ainda com pouco ou nenhuma utilização de recursos mais profissionalizados.

Isso reflete que há preocupação com o mundo das redes sociais, embora não haja ainda muita ação relacionada a isso, principalmente porque, como se sabe, as PMEs não dispõem nem de equipes focadas no assunto nem de investimentos exclusivos.

De qualquer forma, há muitas companhias que saíram na frente e têm utilizado esses mecanismos, principalmente para executar as atividades a seguir: relacionamento com seus clientes; levantamento de críticas e sugestões – o que funciona como uma “pesquisa” on-line e gratuita; divulgação de promoções de produtos e divulgação gratuita de vagas para contratação de novos funcionários, principalmente para as áreas de comunicação e marketing, pois a vinda do candidato por esse meio já é uma forma de pré-seleção.

É importante ressaltar que o uso das mídias sociais pode favorecer a empresa em diversos aspectos, mas é extremamente importante que a empresa entenda como isso funciona, para iniciar suas atividades sem cometer falhas.

49 comentários

  1. Laura de Moraes /

    Olá Sandra!
    Eu gostaria de saber se você acha que essa inserção nas redes sociais não é tão necessária para uma empresa (no meu caso, de embalagens de papelão ondulado)cujo os clientes são outras empresas.
    Obrigada.
    Laura

  2. Oi Laura,
    Eu acho interessante sim, vale a pena analisar a fundo uma estratégia. Pense nisso.
    Vamos fazer um evento em novembro que valeria a pena vc participar.
    abs
    Sandra

  3. Excelente artigo Sandra!! Acredito muito no poder das redes sociais como parte do processo de vendas e relacionamento! Pretendo participar do curso que você irá lecionar em Novembro! bjos
    Antônio Siqueira
    Infinity Propaganda

  4. Sandra,

    É uma realidade mesmo. No Brasil tudo anda mais lento e em especial a adoção deste tipo de tecnologias pelas PMEs.

    Estas ainda não perceram a importância e a utilidade das mídias sociais.

    No entanto, talvez a principal barreira seja conteúdo.

    A convido a ler meu artigo:

    Marketing Digital para Todos os Tamanhos
    http://www.madraint.com/2010/marketing/marketing-digital-para-todos-os-tamanhos/

    abs//

  5. olá Antonio, como vai?
    Que bom que vc gostou. Fico feliz que possa participar em novembro.
    Abs
    Sandra

  6. Sandra

    Parabens pelo artigo, precisamos incentivar e esclarecer para as PMEs que as Misias Sociais, não são modinha, e que se faz necessario uma atuação com estrategia e profisiionalismo.

  7. Atualmente é “chover no molhado” afirmar da importância dos relacionamentos sociais surgidos na e com a internet.
    Não podemos mais prescindir de mídias sociais quando traçamos nossos planos de marketing. O marketing é 360º.
    Da mesma forma, não podemos prescindir de PROFISSIONAIS para a gestão de marcas na internet.
    O conteúdo é a força motriz quando se ingressa nesse universo diverso e repentino. Ele tem de ser Pertinente, Relevante e Constante para cada segmento e para cada midia focada.
    Digo mais, não tem como pensar em carreira política sem engajamento online profissional.

  8. Muito bom o seu Blog, muita informação de qualidade. A internet ainda é um oceano. E os que se arriscam a navegar, muitas vezes o fazem sem rumo. E por não conseguirem chegar a lugar nenhum desistem. Pessoas como você são uma excelente bussola.

    Um grande abraço

    Igor Lima
    http://www.drinksenegocios.wordpress.com
    @drinksenegocios

  9. Sandra, excelente abordagem com numeros preciosos pra quem trabalha na area. Marketing em midias sociais é uma ferramenta poderosa pra MPEs, mas acho que a maioria ainda nao sabe bem como fazer. Alem disso falta mao de obra qualificada com foco nesse segmento.

  10. Oi Sandra,

    Conheci seu blog e twitter pelo perfil do professor Eric Messa.
    Este tema realmente é pouco explorado pelas empresas de pequeno e médio porte. Acredito que seja por insegurança, já que como você mencionou, ainda não se criou um padrão profissional de atuação; o que torna muito arriscado colocar o nome da marca em jogo.
    Tenho um blog que trata sobre o assunto entre outras coisas, se estiver interessada dê uma visitada.

    Atenciosamente,

    Michelle Danesin

  11. Amanda Machado /

    É, realmente as redes sociais representam uma Mega-tendência… Mas o principal questionamento a ser feito é: As PME estão sabem lidar com essa ferramenta ou ao menos preocupam-se com a mesma? Penso em Pós de Redes sociais…Encontraría mercado para atuar no Brasil?? \o/

  12. Acredito que os tempos modernos exigem uma participação efetiva das empresas, independente de porte, nas Redes Sociais. Claro, que os pequenos poderão “sofrer” um pouco, mas ainda assim, vale a pena, se não há recursos para contratar Agências profissionais, dá capacitação a um funcionário – que seja – e entrar nas redes sociais. A empresa só tem a ganhar.

  13. olá Ádila, é isso mesmo, as empresas precisam começar a entender melhor como tudo isso funciona, e investir em capacitação. Abs, Sandra

  14. Ola Amanda, ainda há poucos cursos de pós no Brasil nessa área. Acho que uma pós focada somente em redes sociais é muito restrito. Acredito em algo mais amplo, como mkt digital.
    Tem um curso de férias que dou na ESPM de SP em janeiro e julho que aborda as varias questoes do mkt digital. É só uma semana, todas as noites. As inscrições já estão abertas. Assim vc pode depois definir se vale a pena investir em um curso mais longo.
    O mercado cresce cada dia mais nessa área. Há muitas oportunidades para trabalhar com internet. Pode apostar!!

    abs,
    Sandra

  15. Ola Michelle,
    Parabéns pelo seu blog.
    Pois é, as MPEs ainda estão buscando alternativas!
    abs
    Sandra

  16. Olá Mauricio, como vai?
    Pois é, temos que ajudar a formar esse pessoal.
    O único caminho é difundirmos conhecimento, como vc tem feito.
    abs,
    Sandra

  17. Olá Igor, muito obrigada por suas palavras. Muito gentil.
    Gostei do seu blog também!
    abs,
    Sandra

  18. ola Paulo, como vai?
    É verdade, só falta algumas empresas se conscientizarem disso, não é?
    abs
    Sandra

  19. Obrigada Beni pelos seus comentários.
    abs
    Sandra

  20. Pois é, Sandra. O curioso é que muitas empresas ainda não participam desses sites de relacionamento. Talvez porque não basta criar um perfil nesse tipo de site e apenas esperar pelos resultados. Afinal, como o próprio nome diz, são redes de socialização e relacionamento, onde os processos de compra e venda ficam em segundo plano, como uma conseqüência da interação entre a empresa e o cliente. Creio que muitas empresas ainda não saibam “entrar na conversa”, o que é muito necessário, afinal o propósito é fazer da empresa o assunto conversado.

    Ótimo artigo. Parabéns.

    Túlio Zacareli
    Jet Tecnologia em Comércio Eletrônico
    http://bloj.jetecommerce.com.br

  21. Muito obrigada Tulio pelos seus comentários.
    abs
    Sandra

  22. Olá Sandra!

    Trabalho há alguns anos com Educação a Distância, em universidades e, neste ano de 2010, resolvi oferecer meus próprios cursos on-line para profissionais de diversas áreas de atuação, pela plataforma Moodle. Comecei oferecendo 20 vagas para um curso de Introdução a Educação On-line, que foi um sucesso. A partir daí, desenvolvi uma proposta pedagógica para o Centro Virtual de Capacitação Profissional em EAD e contratei um webdesigner para desenvolver o site: http://www.saberemergente.com.br O site hospeda, além de serviços de Consultoria Empresarial em EAD, 3 cursos básicos de capacitação para quem tiver interesse em desenvolver seus próprios cursos utilizando a Educação Online. No dia 25/11/2010, terão início as inscrições para os 2 primeiros cursos. Porém me deparo com uma questão, além de tudo o que já venho fazendo, divulgando no Orkut, mandando e-mails para minha lista de contatos no msn, e utilizando os serviços do Google Adworlds, o que mais poderia fazer para que o Saber Emergente alcance o máximo de pessoas? Você me sugere alguma técnica especial de marketing, além dessas que já estou usando? Por favor me ajude!

    Obrigada,
    Vilma

  23. O primeiro passo para uma empresa deve ser o monitoramento. Mas depois é preciso saber utilizar os dados coletados. Muitas vezes a estrutura das empresas não estão preparadas para isso. Recebem uma crítica via Twitter, mas não têm um processo definido de como lidar com isso. A crítica acaba de perdendo dentro da empresa, mas não se perde entre os consumidores (fica eternamente na internet).

    A divulgação da empresa nas mídias sociais também é totalmente diferente. É grátis, mas não pode ser gratuita. Ninguém quer o modelo tradicional de publicidade invadindo seu perfil ou comunidade. É algo totalmente inconveniente.

    Utilizar as mídias sociais corretamente pode ser muito bom para a empresa. Mas utilizar de modo incorreto, pode ser muito pior.

    Portanto, adquira já o seu analista/redator de mídias sociais. ;)

  24. Ola Ingo, obrigada pela contribuição. É verdade, é preciso saber como agir para que não tenham um resultado oposto ao esperado.
    Abs, Sandra

  25. Marcos Rogério /

    Qual o melhor caminho?
    - Usar mídias sociais para depositar minhas fotos (facebook, flickr etc.), vídeos (youtube, vimeo etc.), áudio (podcast etc.) e usar ferramentas para exibir no site;
    - Depositar no site e compartilhar nas mídias sociais

    Obrigado.

  26. Ola Marcos, obrigada pelo contato.
    Na verdade depende de qual é a estratégia sua ou da sua empresa. A decisão está atrelada ao quê você deseja divulgar e para quem. Os meios são uma etapa de decisão posterior.
    Abs,
    Sandra

  27. Olá Sandra.

    Li seu arquivo e achei extremamente interessante, gostaria de saber se posso publicar em meu blog com todos os créditos e gostaria de saber se você da curso voltado para redes sociais.

    Aguardo o seu retorno e desde já agradeço.

  28. ola Danilo, pode publicar sim, basta citar os créditos.
    Eu palestro sim, o que você precisa?
    Um abraço,
    Sandra Turchi

  29. Boa Noite Sandra Turchi!!

    Eu sou aluna da Faculdade Pitágoras de Guarapari ES, estamos fazendo um artigo para nossa pós graduação sobre Marketing em Rede Sociais gostaria de saber se tem um possibilidade de você sede material desde assunto de Marketing em rede Sociais para nos.
    desde já agradeço…

    Adriana Santana

  30. olá Sandra Turchi, tudo bem?

    Pois é, quem sabe, ensina! Quem tem, partilha!

    filosofia à parte, parabéns pelas dicas. foi-me muito proveitoso sim, estou iniciando nesse ‘novo’ mundo virtual. será um desafio e tanto. sou consultor em janelas acústicas anti-ruídos.

    valeu, Sandra.

    silenciosim.com.br

  31. ola Paulo,
    Muito obrigada por interagir. Fico feliz que tenha gostado do material!
    Boa sorte na sua entrada no mundo virtual! Se precisar de algo, entre em contato.
    Um abraço.

  32. Sergio Moreira /

    Ola Laura

    estou me formando e gostaria de saber de que forma posso utilizar as redes sociais a meu favor para informar que estou disponível para o mercado na areá de formação.

  33. Ola tudo bem, gostaria de saber se vale apena criticar uma empresa nas redes sociais uma vez que ela não visa o consumidor final e sim uma outra empresa.

  34. Olá Flavio,
    Acredito que sempre o melhor caminho é buscar uma solução para o seu problema diretamente com a empresa, antes de tentar prejudicá-la nas midias sociais.

    Um abraço,
    Sandra

  35. Arnaldo Oliveira /

    Olá Sandra!

    Sou estudante de Publicidade e Propaganda, e pretendo trabalhar com Mídias Sociais.Gostaria de saber se exeiste algum curso especifico para esse profissional de Mídias Sociais,e queria algumas dicas, pois ainda não comecei estagiar .

    Obrigado.

  36. Olá Arnaldo,
    Há alguns cursos de midias sociais, vc pode consultar por exemplo o site da Ecommerce School.
    Se você tiver interesse em um curso mais abrangente, que tambem inclui midias sociais, teremos um na ESPM em julho, o Estratégias de Marketing Digital. Divulgarei em breve.
    Espero ter ajudado. Boa sorte.
    Um abraço.

  37. Ola, gostaria de obter mais informaçôes sobre este curso em julho, por favor mande por email .

  38. Ola Mirene,
    Sobre o curso de Estratégias de mkt digital na ESPM, veja o link para inscrições: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Cursos/Pages/DetalheCurso.aspx?codCurso=730&Ferias=1&CodUnidade=1&NivelEnsino=6
    Também publicarei aqui no blog os outros cursos.
    Vc é de SP?
    Abs, Sandra

  39. Adriano Marques /

    Ola Sandra,

    Sou do Rio de Janeiro e Gostaria de saber qual opção de cursos temos no Estado.
    E como comentário vejo que o maior desafio é fazer com que a empresa tenha em seu quadro pessoas especialistas para tratar o tema como se fosse uma loja que não pode expor seus produtos sem ter alguém para organizar e atender os clientes.

    Ab.
    Adriano

  40. Ola Adriano, não conheço as opções de cursos no RJ, infelizmente. Concordo com seu comentário… mas está faltando mao de obra qualificada. Abs!!

  41. José Souza Silva /

    Bom artigo!

    Queria saber se vale a pena adquirir um aplicativos para facebook e se a empresa é confiavel?

  42. Caro José,
    Por favor, qual aplicativo? Qual empresa?
    Abs.

  43. A minha empresa é de filmagens vale a pena vaser um facebook ou é melhor fazer um twiter porque site já temos

  44. sobre aquestao da publicidade voce acha que geralmente agente tem que ser a favor da publicidade.

  45. Muito bom esse artigo! As redes sociais hoje em dia, realmente podem fazer sua empresa crescer muito mesmo. Sabendo como usa-la você pode ir longe. Isso é tudo uma questão de publicidade. Muito Bom. Parabéns.

  46. Gabriela, não sei se entendi a sua pergunta. Mas sou a favor da publicidade sim. Abs.

  47. Ola Ana, obrigada por participar e obrigada pelos seus comentários. Grande abraço.

  48. oi Daniela, vale a pena fazer uma análise de onde está o seu publico e um planejamento, mas para o seu negócio, em geral, o Facebook é muito interessante, pela divulgação de imagens.
    abraço.

  49. Olá Sandra,

    Muito interessante! Acredito que as PMEs que tem acesso às redes sociais acabam tendo um elo maior com o cliente, estabelecendo uma conexão mais forte, mais pessoal.

    Parabéns pelo artigo. O compartilhei.

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